Blog

O Desafio do Terapeuta Ocupacional

 

Dar condições ao outro para que ele se promova. Promover-se para conhecer-se, para lutar pelo que deseja para si, nisto consiste o nosso desafio.

Conhecimento de si = consciência de si, das relações que estabelece consigo, com o outro e com o mundo.

Saúde Criativa

Em ‘Saúde como uma ação criativa de enfrentamento da vida: a experiência de pessoas que abusam de álcool e outras drogas’, capítulo do livro ‘Olhares e Perspectivas da Terapia Ocupacional: construindo teorias e pensando a prática’ publicado pela Editora UFPB, Carolina Couto e Vanessa Barros (2021) discutem o processo de saúde-doença a partir da perspectiva de Canguilhem (2012).

Aula na Especialização da UFPR

A professora Mônica Macedo, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR, nos convidou para dar uma aula para Curso de Especialização de Terapia Ocupacional em Saúde Mental desta universidade.

Esta aula aconteceu EM 09/02/2021 e fez parte do conteúdo da disciplina de “Abordagens Clássicas em Saúde Mental”, onde conversamos sobre o Referencial de Rui Chamone Jorge, a Psicoterapia Ocupacional.…

Formações 2021

Quer evoluir no conhecimento da Psicoterapia Ocupacional mas não sabe como?

As Supervisões de Leitura destinam-se à ampliar a compreensão sobre os fundamentos e a aplicabilidade da Psicoterapia Ocupacional.

Estas Formações são para você que quer:

  • Conhecer a Psicoterapia Ocupacional e sua aplicabilidade;
  • Apropriar-se da legalidade da PO;
  • Ampliar a compreensão de seus fundamentos;
  • Compreender sua aplicação em diferentes contextos e políticas;
  • Discutir experiências com profissionais que há anos trabalham com esta abordagem.

Pandemia

A construção da proposta de teleatendimento, telemonitoramento e teleconsulta em período de Pandemia Relato de experiência vivenciada por Rômulo Elias, Terapeuta Ocupacional, diretor do Ges.TO, em atendimento de saúde mental ambulatorial particular: Como vimos nas cartilhas de orientações veiculadas pelos CREFITO’s, compete ao Terapeuta Ocupacional AVALIAR E ELEGER os casos considerados essenciais para manutenção dos atendimentos presenciais; e avaliar a possibilidade de teleatendimento, telemonitoramento para os casos em acompanhamento, ou teleconsulta para novos casos.…