O Fazer do Terapeuta Ocupacional

O Ges.To oferecerá no CBTO 2022 o curso ‘O Fazer do Terapeuta Ocupacional’, em 12/11.

Para sermos efetivos como ajudadores, seja qual for a modalidade de atenção, cabe a nós, Terapeutas Ocupacionais, auxiliarmos nossos ajudados na significação da experiência vivida (de limitação ou perda de capacidade, de vitalidade, de relações sociais; lesão, adoecimento ou sofrimento mental; estigma ou exclusão social) e na descoberta das potencialidades inerentes ao ser humano (JORGE, 1990).

Para que este processo ocorra, os ajudadores devem ter crítica elaborada para compreender as contradições que envolvem seu trabalho. Além disso, é necessário que o profissional entenda que no exercício de seu papel ele é, também, a própria instituição em ato, por sua atuação configurar uma conduta duradoura, completa, organizada e socialmente autorizada. Deve conhecer, ainda, os múltiplos fatores envolvidos numa relação de ajuda e as habilidades interpessoais necessárias ao ajudador para o efetivo desenrolar desta relação, a fim de que ajude o paciente/ajudado a alcançar um nível de funcionamento melhor para si e, consequentemente, para os outros, com mais maturidade, capacidade e responsabilidade (JORGE, 1990).

Diante da nossa própria experiência profissional e da percepção do quanto é preciso continuamente investirmos na apropriação de nossa especificidade como terapeutas ocupacionais, propomos um curso diretivo para aprofundarmos no conhecimento do nosso próprio fazer profissional.

Objetivo: Refletir sobre as experiências profissionais e gerar conhecimento sobre a relação de ajuda através das bases conceituais do processo de socialização, da formação do terapeuta e do papel profissional a ser exercido por ele.

 

Oportunidade imperdível!

Um comentário em “Curso no CBTO 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *