Quem Somos

Somos um Grupo de Estudo, financiado pelos seus próprios integrantes, formado por terapeutas ocupacionais e outros profissionais, interessados em estudar, pesquisar e divulgar o uso de atividades como recurso terapêutico na reabilitação de pessoas.

Integrantes GES.TO

Rômulo César Rodarte Elias

Rômulo César Rodarte Elias

Presidente do Ges.TO
Terapeuta Ocupacional. Especialista em Gerontologia, DQ, e em Saúde Mental. Atua ha 14 anos em atendimentos de saúde mental e dependência química em serviços públicos e privados; e na prevenção ao uso de drogas em escolas.
Guilherme Naves Fenelon

Guilherme Naves Fenelon

Diretor Financeiro
Terapeuta Ocupacional. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Aconselhamento. Atua há 10 anos na Integralmente Saúde Emocional; e atuou por 10 anos no Centro de Referência da População de Rua da Pref. de BH/MG
Priscila Lemos de Freitas

Priscila Lemos de Freitas

Social Media do Ges.TO
Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente. Atua há 8 anos no SUAS em unidade de acolhimento institucional; e atualmente em serviço de atenção à dependência química da Terra da Sobriedade.
Ronaldo Guilherme Vitelli Viana

Ronaldo Guilherme Vitelli Viana

Membro Fundador
Terapeuta Ocupacional. Especialista em Dependência Química. Atua há 35 anos em serviço de atenção à DQ - Terra da Sobriedade, e no fomento de políticas públicas sobre álcool e outras drogas.
Ana Luiza Cesar Viana

Ana Luiza Cesar Viana

Membro Fundador
Terapeuta Ocupacional. Especialista em Prevenção e Tratamento de Dependência Química. Atua há 35 anos em serviço de atenção à DQ - Terra da Sobriedade., e consultório de saúde mental e gerontologia.
Profa dra Carolina Couto da Mata

Profa dra Carolina Couto da Mata

Prof. Dra. DTO/UFPB
Desenvolve pesquisas em saúde mental, cuidados em AD, e história e fundamentos da T.O.; coordena o GES.TO UFPB. Possui 15 anos de experiência clínica na atençõo à DQ. Responsável pelo Ges.TO UFPB.
Ana Luiza Menezes

Ana Luiza Menezes

Terapeuta Ocupacional
Especialista em gerontologia e Mestranda em Estudos da Ocupação – DTO/UFMG. Atua há 6 anos em atendimentos de saúde mental, dependência química e gerontologia em serviços privados.
Michele Abreu Soares de Paula

Michele Abreu Soares de Paula

Terapeuta Ocupacional
Especialista em Saúde Mental pela UFMG, e especialista em Dependência Química pela Unifesp/ Uniad. Atua em consultório e atendimento domiciliar na área de saúde mental e autismo em adolescentes e adultos.
Andiara Ferreira dos Santos

Andiara Ferreira dos Santos

Terapeuta Ocupacional
Especialista em Saúde Mental e especializanda em gerontologia. Há 15 anos atuando na saúde mental em serviços públicos e privados, e no SUAS em Unidades de Acolhimento Institucional. Atualmente atua no próprio espaço terapêutico, com atendimentos de Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Gerontologia, e práticas integrativas como Reiki, aromaterapia, Terapia Comunitária Integrativa, aulas de Yoga, e outras.
Vanderci Castro

Vanderci Castro

Terapeuta Ocupacional
Especializada em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Atua há 7 anos em atendimento particular clínico e domiciliar em Saúde Mental infantil e inclusão escolar. Atualmente investindo em saúde mental adulto e idoso.
Gisela

Gisela

Arte-Educadora
Graduanda em Terapia Ocupacional; Arte-educadora, especialista em Arteterapia e em Neurociência Pedagógica. Atua há 20 anos em escolas do ensino básico.
Heloysa Colley

Heloysa Colley

Terapeuta Ocupacional.
Especializada em Educação Inclusiva. Há mais de 4 anos trabalha na área da Saúde Mental em serviços do SUS.
Carlos Bricoli

Carlos Bricoli

Terapeuta Ocupacional
Professor e estudante de especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela UNIFESP.
Kaíque Caju

Kaíque Caju

Terapeuta Ocupacional
Especializado em Saúde Mental na modalidade Residência Multiprofissional pelo IMIP. Atuou por dois anos em CAPS com o público adulto e infantojuvenil; na Gerência de Saúde Mental e Gerência de Atenção à saúde da Criança e do Adolescente do Recife. Atualmente é Residente em Saúde da Família na modalidade Multiprofissional pela UPE.
Mayra Barros

Mayra Barros

Terapeuta Ocupacional.
Especializada em Geriatria e em Saúde e Trabalho. Atuando há 27 anos em atendimento particular clínico e domiciliar em Reabilitação Neurológica e Cognitiva de Adultos e Idosos. Atualmente investindo também em Saúde Mental.
Mayara Vieira

Mayara Vieira

Terapeuta Ocupacional
Com Residência Multiprofisisonal em Saúde Mental e Especialização em Teorias/Práticas Clínicas em Atenção Psicossocial aos usuários de substância psicoativas. Atuando há 7 anos nas áreas de Promoção à saúde, Saúde Mental e gerontologia, em serviços no SUS e em atendimento clínico privado.

O que fazemos

Reuniões Técnicas

Consiste na manutenção e ampliação da formação dos integrantes do grupo em questões relacionadas à Psicoterapia Ocupacional através de estudos de textos, discussões e apresentações de textos pelos integrantes do grupo e por convidados; estudos de casos clínicos, e elaboração de conteúdos para cursos e outros eventos.

Reuniões Administrativas

Administração das demandas internas e externas do grupo relacionadas a prestação de contas, eleição de diretoria, oferta cursos e participação em cursos, além da construção, implementação e avaliação do planejamento estratégico do grupo para o cumprimento de sua missão.

Supervisão de Leitura

Destina-se a formação e aprofundamento das pessoas interessadas em estudar e compreender os fundamentos e a aplicabilidade da Psicoterapia Ocupacional. Busca ampliar o conhecimento sobre seus elementos centrais, estabelecer uma base para a compreensão da relação do ser humano com as ocupações, e a aplicação desta na assistência à saúde e assistência social às pessoas/instituições que demandam ajuda..

Museu

Expõe ao público, de modo didático, a evolução da comunicação, sentimentos e vivências de cada autor, expressos nos objetos construídos, à fim de mostrar e demonstrar as possibilidades, o objeto, a especificidade e o mecanismo de cura da Psicoterapia Ocupacional. É, também um banco de dados para o estudar a dinâmica e a linguagem simbólicas, a origem e a evolução dos símbolos.

Cursos e Eventos

Ofertar conhecimento e vivência teórico-prática relacionada à abordagem de Psicoterapia Ocupacional. Assim como promover discussão e troca de conhecimentos com profissionais e estudantes em relação à proposta do Prof. Rui Chamone Jorge.

Gesto UFPB

Grupo de estudos e pesquisa em Terapia Ocupacional vinculado à Universidade Federal da Paraíba e ao CNPQ.

Como Participar