Museu


MUSEU DIDÁTICO DE IMAGENS LIVRES PROF. RUI CHAMONE JORGE

Criado em 11 de setembro de 1992, pelo Prof. Rui Chamone Jorge, o Museu é composto por objetos construídos por pacientes em atendimentos de Terapia Ocupacional e por alunos dos cursos ministrados por ele e por seus colaboradores, que vivenciaram as técnicas propostas em seus livros.

Este Museu, por ser itinerante, já viajou pelo Brasil e para o exterior, divulgando a teoria chamoniana: a reabilitação pela ocupação, com o acompanhamento de um profissional, em um local organizado com ferramentas e materiais adequados, que permitem ao paciente a liberdade de fazer e refletir sobre o que fez. Através desse ‘fazer’ – entendido como sinônimo de trabalho, ocupação e atividade – o paciente adquire consciência de si e do mundo, adquire saúde. Portanto, um trabalho-tratamento: Terapia Ocupacional.

Com um acervo de 3.185 obras, o Museu tem por objetivo:

> Preservar para os atuais e futuros profissionais das áreas da saúde mental, sociais, vocacionais, profissionais, educacionais e artísticas, tudo aquilo que foi deixado pelos clientes e alunos do professor Rui Chamone e seus colaboradores em seus locais de atendimento.

> Expor ao público, de modo didático, a evolução da comunicação, sentimentos e vivências de cada autor, expressos nos objetos de sua fatura, mediante prévia autorização para seu uso pelo Museu, a fim de mostrar e demonstrar as possibilidades, o objeto, a especificidade e o mecanismo de cura da Terapia Ocupacional.

> Ser um banco de dados para quem deseja estudar a dinâmica e a linguagem simbólicas, a origem e a evolução dos símbolos.

O GES.TO, fiel à proposta do seu idealizador, sente-se honrado pelo privilégio de cuidar deste inestimável tesouro.

——————————————————————————————————

FOTOS: Fernanda Rodarte – contato: (31) 9313-2002

Clique Aqui, visite nosso museu virtual e conheça as coleções.