Sobre esta publicação ...

É resultado de um ciclo de estudos do Gesto à fim de legitimar a Psicoterapia Ocupacional, desenvolvida e fundamentada por Rui Chamone Jorge, como uma abordagem na Terapia Ocupacional. É uma contribuição para o fortalecimento da Terapia Ocupacional, uma vez que reforça, valida e instrumentaliza o profissional com vistas a:

Psicoterapia fundamentada na Terapia Ocupacional

possibilita a compreensão da psicoterapia a partir das bases científicas da Terapia Ocupacional.

Abordagem integracionista
Compreendemos que a intervenção terapêutica ocupacional mais que promover o desempenho ocupacional ótimo, deve também, promover a significação ou ressignificação da experiência vivida, de forma a resgatar no indivíduo, grupo ou comunidade, sua capacidade de lutar em prol de si mesmo – seus interesses, seu projeto de vida.
Aplicação em diferentes contextos e políticas
abordagem individual, grupal e comunitária, com possibilidade de aplicação em diferentes políticas públicas, com destaque para o campo da saúde mental, reabilitação física, e campo social.
Identidade Profissional

Reforça e consolida a identidade do Terapeuta Ocupacional ao discutir a especificidade de sua atuação; fundamentar e possibilitar a compreensão do discurso ocupacional, da simbólica inerente ao fazer humano, e dos movimentos grupais.

Regulamentar o uso da abordagem

Regulamentar o seu uso pelos Terapeutas Ocupacionais, estabelecendo padrões para a formação e atuação profissional nesta abordagem.

34

anos de estudo, pesquisa e aplicação da PO em diferentes contextos e políticas públicas

195

profissionais com formação profunda pelo Ges.TO

9

anos participando de congressos de TO com cursos e trabalhos.

Depoimentos ...

O que dizem profissionais que utilizam a Psicoterapia Ocupacional em sua prática profissional

A visão de ser humano, ocupação, sociedade e instituição de ajuda discutida por Rui Chamone ao fundamentar a Psicoterapia Ocupacional - PO, tem me possibilitado atuar no campo social, nestes 12 anos, a partir de uma visão dinâmica do indivíduo e de seu contexto, possibilitando criar estratégias ocupacionais para fortalecer a função protetiva das famílias, promover o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e institucionais, e criar condições para o exercício do protagonismo dos usuários, segundo sua intencionalidade, liberdade e criatividade. Outra coisa, que fez muita diferença na formação da minha identidade profissional é a definição clara e objetiva do papel do Terapeuta Ocupacional, e os fundamentos para a compreensão do discurso ocupacional expresso em cada fazer. Eu me reconheci terapeuta ocupacional a partir do contato com a teoria Chamoneana. Sou muito grata ao Ges.TO e ao Rui Chamone!
Priscila Lemos de Freitas

Priscila Lemos de Freitas

A Psicoterapia Ocupacional contribui com minha prática profissional me possibilitando atuar a partir de uma metodologia eficiente, fundamentada em conceitos filosóficos e clínicos. Isso me dá segurança e tranquilidade para avaliar, planejar e atender meus pacientes e as equipes que Integro. Trabalho há 38 anos, utilizando a teoria Chamoneana com excelentes resultados para meus pacientes e muita satisfação e sucesso profissional.
Ana Luiza César Viana

Ana Luiza César Viana

EBOOK – Psicoterapia Ocupacional enquanto Abordagem na Terapia Ocupacional

35,00 /30,00

Aproveite a oferta do 2º lote e pague apenas R$30,00