Diário


12/11/2018

O grupo reúne-se para organização do evento para celebração de nossos 30 anos de existência!

São 30 anos de encontros semanais para estudo, discussão de casos, organização de eventos, … aprofundamento e desenvolvimento da Terapia ocupacional Chamoneana.

07/11/2018

Comunicado: à pedido da ATOERJ o curso “O Ser… Terapeuta” foi adiado para 23 e 24 de março de 2019.

Aguardamos vocês!!!

24/09/2018
GES.TO participou ativamente do XII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE TERAPIA OCUPACIONAL, que ocorreu em Aracaju- SE, entre os dias 25 a 28 de Setembro.
As discussões foram pautadas pela temática: “IDENTIDADE DA TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS”.

24/09/2018GES.TO participou ativamente do XII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE TERAPIA OCUPACIONAL, que ocorreu em Aracaju- SE, entre os dias 25 a 28 de Setembro.As discussões foram pautadas pela temática: “IDENTIDADE DA TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS”. Conheça, abaixo, as ações que integramos:

————————————————————————————————————————————————————————————–

03/09/2018

Estamos preparando uma nova Coleção para o Museu Didático de Imagens Livres – Prof. Rui Chamone Jorge – que será exposta pela primeira vez no Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional.

—————————————————————————————————————————————————————-
21/08/2018
Dia 21/08, o Ges.TO marcou presença na roda de conversa promovida pelo Crefito-4 com o tema “Terapia Ocupacional na inserção pelo trabalho”.
—————————————————————————————————————————————————————-
17/08/208
Configuração da Teoria, Modelo, e Método desenvolvido por Rui Chamone Jorge.
A Teoria Chamoneana apresenta uma concepção totalizante de Terapia Ocupacional, que considera o homem em sua integralidade.
Esta Teoria aborda os seguintes temas: conceito de homem e de mediação, definição de Terapia Ocupacional e caracterização do papel deste profissional, deveres e direitos do paciente. Função da ocupação, dos materiais, das ferramentas e dos objetos concretos. Aproximação e distância dos mundos interno e externo. As relações do consciente com o inconsciente, suas naturezas e irredutibilidade. Permanência dos resultados terapêuticos no tempo do paciente. Modelo de relações possíveis entre terapeuta e paciente. Formação teórica do profissional.
Tal teoria tem sido discutida, criticada e desenvolvida pelo GES.TO e seus seguidores.
O Modelo proposto apresenta como elementos ontológicos (elementos constituintes irrefutáveis) os 5 elementos da Terapia Ocupacional – terapeuta, paciente, material, ferramenta, objeto concreto; e as mediações da Terapia Ocupacional propostas e desenvolvidas por Rui Chamone – fazer-saber-falar, que são confluentes com as mediações do conhecimento propostas pelo Filósofo Henrique de Lima Vaz, em sua Antropologia Filosófica, a saber: mediação empírica, mediação abstrata e mediação trancendental, respectivamente.
Já o Método caracteriza-se pelo uso da ocupação/fazer humano com liberdade, e respeito a intencionalidade do paciente, uma vez que sob este preceito é impossível não alcançar conhecimento sobre si, e as relações que estabelece consigo e o mundo. Aspecto este considerado essencial para qualquer processo de ajuda ou reabilitação.
Por fim, as técnicas são representadas pelo universo de possibilidades existentes no fazer humano.
————————————————————————————————————————————————————————–
18/05/2018
Como uma das ações comemorativas dos 30 anos do Ges.TO e em celebração ao dia da Luta Antimanicomial, o Ges.TO expôs a coleção “Corpo Grupal”, na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG.
Essa obra faz parte do acervo do Museu Didático de Imagens Livres, criada por Rui Chamone Jorge.
São quadros pintados por um grupo de pacientes, evidenciando como os mecanismos de cura da psicoterapia ocupacional acontecem, bem como os movimentos grupais presentes no processo terapêutico.
Nesta exposição fomos visitadas por uma irmã e uma sobrinha do Professor Rui Chamone, foi uma honra recebê-as, e ouvir histórias familiares do Rui.
————————————————————————————————————————————————————————–
18/05/2018
Desenvolver a ciência com amor é especialidade do gesto! Por isso, textos escritos pelos integrantes do grupo,especialmente em comemoração aos 30 anos do gesto, serão publicados periodicamente ao longo desse ano nas redes sociais!
A temática dos PERIÓDICOS envolve o aprofundamento na história do Ges.to e quem foi o Prof. Rui Chamone Jorge!
O Ges.to Tem como missão preservar, desenvolver e difundir a obra desse grande pensador!
———————————————————————————————————————————————————-
18/04/2018
O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), Dr. Anderson Coelho, se reuniu, no dia 9 de abril, na sede do conselho, com membros do Grupo de Estudos Profundos de Terapia Ocupacional (GES.TO). Participaram do encontro os terapeutas ocupacionais Dr. Guilherme Neves Fenelon e Dra. Priscila Lemos de Freitas. O objetivo da reunião foi debater sobre o reconhecimento da psicoterapia ocupacional como recurso da terapia ocupacional perante o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
Durante a reunião, foram discutidas estratégias de apoio do conselho ao grupo e, consequentemente, à categoria. Dr. Anderson Coelho se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso para o reconhecimento da psicoterapia ocupacional junto ao COFFITO. O GES.TO foi fundado em 16 de setembro de 1988 pelo terapeuta ocupacional mineiro e criador do método da psicoterapia ocupacional, professor Rui Chamone Jorge, que, inclusive, recebeu homenagem póstuma do CREFITO-4 no evento comemorativo dos 100 anos da terapia ocupacional no mundo, em 2017. O grupo tem o intuito de pesquisar e divulgar o conhecimento e a técnica da profissão”.
Fonte: ASCOM/CREFITO-4
—————————————————————————————————————————————————————————

O GES.TO retomará os estudos dia 05/02/2018. Venha participar conosco, partilhe sua experiência e estudo, e traga seus interesses e necessidades de conhecimento!

Será um ano de muito estudo, e novidades!

—————————————————————————————————————————————————————————–

- Para conhecer as publicações anteriores, clique AQUI.