Quem Somos


Somos um grupo de estudo, financiado pelos seus próprios integrantes, formado por terapeutas ocupacionais e outros profissionais, interessados em estudar, pesquisar e divulgar o uso de atividades como recurso terapêutico na reabilitação de pessoas.

Atualmente, o GES.TO conta com 06 integrantes:

Guilherme Naves Fenelon

Diretor Financeiro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela FCMMG, especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela CEPEMG. Atende em consultório particular.

Áreas de interesse : Saúde Mental e Espiritualidade.


Rômulo César Rodarte Elias

Diretor Executivo do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, especialista em Terapia ocupacional aplicado à Gerontologia pela UFMG, especialista em Dependência Química pela UFSJ, especialista em Saúde Mental pela ABRATO. Atende em consultório particular.

Áreas de interesse: Saúde Mental e Dependência Química.

Priscila Lemos de Freitas

Membro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, especialista em Terapia Ocupacional com Ênfase na Saúde da Criança e do Adolescente pela FCMMG. É Terapeuta Ocupacional da Residência Inclusiva Dom Orione (serviço de acolhimento institucional do SUAS) e atende em consultório particular.

Áreas de interesse: Psicoterapia Ocupacional, Saúde Mental, Assistência Social.

Ana Luiza menezes

Membro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG. É Terapeuta Ocupacional da Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade. Pós-graduanda em gerontologia pela PUC-Minas.

Área de interesse: Saúde Mental e Dependência Química.

Ronaldo Guilherme Vitelli Viana

Membro Fundador do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, especialista no “Atendimento em Dependência Química” pela PUC/MG. Atualmente, oferece consultoria nas áreas de conhecimento abaixo descritas.
Área de interesse: Atenção à Dependência Química: Política Pública – Prevenção e Tratamento; Psicoterapia Ocupacional


Michele Abreu Soares de Paula
Membro do grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, especialista em Saúde Mental pela UFMG, e especialista em Dependência Química pela Unifesp/ Uniad. Atualmente é Terapeuta Ocupacional no Cersam, serviço de urgência da rede de saúde mental de Belo Horizonte e no Centro Interprofissional de Atendimento a Terceira Idade (Ciati). Atende em consultório particular, na clínica Bem Estar Integral.

Áreas de interesse: Saúde Mental, Dependência Química, Gerontologia.

Somos um grupo de estudo, financiado pelos seus próprios integrantes, formado por terapeutas ocupacionais e outros profissionais, interessados em estudar, pesquisar e divulgar o uso de atividades como recurso terapêutico na reabilitação de pacientes.

Atualmente, o GES.TO conta com 8 membros:

Ronaldo Guilherme Vitelli Vianna

Presidente Vitalício do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, Especialista em Dependência Química pela PUC-MG, Superintendente Técnico da Terra da Sobriedade.

Áreas de interesse: Saúde Mental, Dependência Química e Políticas Públicas

Carolina Couto da Mata

Diretora do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG,  Especialista em Atendimento Sistêmico à Família,
Mestre em Psicologia, Coordenadora da Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade e atende em consultório particular.

Áreas de interesse:  Saúde Mental,  Dependência Química, Psicologia do Trabalho.

Guilherme Naves Fenelon

Tesoureiro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela FCMMG. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela CEPEMG. Atualmente é Instrutor de Atividade na Prefeitura de Belo Horizonte e atende em consultório particular.

Áreas de interesse : Saúde Mental e Espiritualidade.

Rômulo César Rodarte Elias

Secretário do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, Especialista em Terapia ocupacional aplicado à Gerontologia pela UFMG, Especialista em Dependência Química pela UFSJ. É Terapeuta Ocupacional da Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade e  atende em consultório particular.

Áreas de interesse: Saúde Mental e Dependência Química.

Keliany Costa

Membro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, Terapeuta Ocupacional da Comunidade Terapêutica da Terra da Sobriedade e da Saúde Mental do Ambulatório Bias Fortes.

Áreas de interesse: Saúde Mental, Dependência Química e Gerontologia.

Priscila Lemos de Freitas

Membro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, técnica do Abrigo Institucional na cidade de Mariana/MG, profissional colaboradora do Projeto de Prevenção do Uso de Drogas “Meninos do Índio” da Terra da Sobriedade .

Áreas de interesse: Atenção à Criança e ao Adolescente, Saúde Mental, Dependência Química,

Laís Magalhães

Membro do Grupo, Terapeuta Ocupacional pela UFMG, trabalha no CAPS I na cidade de São Joaquim de Bicas/MG, técnica do Centro de Terapia Preventiva em Belo Horizonte/MG, atendendo crianças com transtornos de comportamento e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Atende em consultório particular e em domicílio.

Área de interesse: Saúde Mental