Ges.to


O GES.TO – Grupo de Estudos Profundos de Terapia Ocupacional é uma instituição sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Estadual – Lei nº 11.826 de 12/06/1995 e Municipal – Decreto nº 9.807 de 22/12/1998, criado com o intuito de estudar, pesquisar, discutir e divulgar o conhecimento e a técnica da Terapia Ocupacional, para criar meios de desenvolvimento global da saúde humana.

Foi fundado em 16 de Setembro de 1988, pelo Professor Rui Chamone Jorge e um pequeno grupo de profissionais que já tinham se formado no CIES.TO – Ciclo de Estudos de Terapia Ocupacional, curso de formação em Psicoterapia Ocupacional, oferecido pelo Professor.

O CIES.TO teve seu início em 1976, quando um grupo de psiquiatras procurou o Professor Rui, para discutir a indicação de pacientes para tratamento ocupacional. Então, ele começou a fazer oficinas de experimentação de atividades manuais e a análise dessas vivências. Nos cinco primeiros anos de existência do CIES.TO, após a realização do 10º Ciclo, em 1981, ele publicou o livro “Chance para uma Esquizofrênica”, editado pela Imprensa Oficial, onde nos apresenta sua primeira sistematização sobre a Terapia Ocupacional.

Posteriormente, com o crescimento da profissão em Minas Gerais, ele foi modificando o programa do curso, que passou a ser oferecido também em outros Estados, como Rio de Janeiro e Bahia, sendo ministrado em 360 horas, conforme publicado no livro “Terapia Ocupacional Psiquiátrica – Aperfeiçoamento”, em 1984, editado pela FUMARC/PUC. Apesar do tempo passado, desde a sua publicação até hoje, este livro apresenta-se como excelente roteiro de estudos, incluindo 141 referências bibliográficas, suficientes para mergulharmos nos princípios que fundamentam a Terapia Ocupacional que, conforme nosso fundador afirma, “antes de ser uma área nova, é de fato um ramo novo no antigo conhecimento humano.”

O surgimento do GES.TO coincide com o momento de maturidade técnica e teórica do Professor Chamone, que pode ser comprovada nas suas duas últimas obras: a primeira, a publicação do livro “O Objeto e a Especificidade da Terapia Ocupacional”, o primeiro editado pelo GES.TO, em 1990 e, a segunda, a criação do  “Museu Didático de Imagens Livres”, levado ao público, pela primeira vez, em 26 de agosto, de 1993.

Neste ano, despedimo-nos de nosso mentor, o Professor Rui Chamone Jorge. Como bons mineiros, aqui exclamamos: “ai que saudade que dá!”.

Antes de nos deixar, cônscio de sua transitoriedade, o Professor autorizou, datando e assinando de próprio punho, nos seus manuscritos, a publicação do livro “Psicoterapia Ocupacional (História de um Desenvolvimento), que o GES.TO editou, em 1995.

Ainda, de autoria do Professor, deixado em manuscrito e incompleto, o que seria a segunda parte do livro anteriormente citado e que, após a sua morte, foi concluído, organizado e publicado, por um grupo de trabalho do GES.TO, em 1997, o livro “Museu Didático de Imagens Livres Professor Rui Chamone Jorge – Mostra CORPO GRUPAL”.

Desde a sua criação, o GES.TO tem publicado o resultado de suas pesquisas, através do “Cadernos de Terapia Ocupacional” e tem exposto publicamente, com ética e de forma didática, obras de pacientes, permitindo-nos penetrar no universo simbólico da história particular de um homem e, assim, compreender a humanidade.

Desde a sua fundação até o momento, o Grupo já promoveu 34 apresentações do Museu; produziu 11 “Cadernos”, com 33 artigos publicados, além dos livros já citados anteriormente; foram realizados encontros semanais de estudo, sem interrupção ao longo destes 25 anos de existência do GES.TO, somando mais de 1.000 reuniões de trabalho e contando com mais de uma centena de profissionais e estudantes que contribuíram para realizar sua missão.

O GES.TO utiliza os conhecimentos do Professor Rui Chamone que, na globalidade de sua obra, expressam uma linguagem com conceitos próprios.

O GES.TO é aberto a todas as pessoas que desejam se aprofundar no conhecimento do uso da atividade como instrumento terapêutico.

Belo Horizonte/2013

Ronaldo Guilherme Vitelli Viana


Missão

Preservar, desenvolver e difundir a obra do Prof. Rui Chamone Jorge.

Visão

Estabelecer a Psicoterapia Ocupacional como uma Ciência de Reabilitação Humana.

Princípios

  • Ética: conduta crítica e reflexiva na construção e transmissão do conhecimento;
  • Compromisso: trabalho, disciplina e dedicação ao estudo, ao ensino e à pesquisa;
  • Cuidado: zelo pelo legado do Prof. Rui Chamone Jorge e dos avanços gerados pelo grupo;
  • Inovação: liberdade e ciatividade na busca de novas aplicações da Psicoterapia Ocupacional;
  • Generosidade: disponibilidade e alegria em compartilhar o conhecimento.